Harmonia


 

BIOMA CERRADO

 

Cobre 20% do território brasileiro, isso corresponde à soma das áreas da Espanha, França, Alemanha, Itália e Inglaterra.

É o único bioma brasileiro que faz fronteira com todos os outros biomas.

Considerado a savana mais rica do mundo com 12000 plantas catalogadas, tendo a maior diversidade floristica e medicinal do planeta.

A altura media das arvores do cerrado é de 20m e suas raízes podem chegar ate 15m de profundidade, por isso se diz que o cerrado é “floresta de cabeça prá baixo”.

 Em função da localização e da altitude média de 300 a 1200m acima do nível do mar as água aqui escorrem através de suas cachoeiras e córregos

O Brasil possui a maior reserva de água doce do planeta “12%” sendo o cerrado responsável pelo abastecimento de 78% a Bacia Amazônica, 48% da Bacia do Paraná/Paraguai e 50% da Bacia do São Francisco.

.Estima-se que 95% da população brasileira (exceto dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima e Amapá) dependem de energia elétrica gerada ao menos em parte com águas provenientes do Cerrado.

Não é em vão que o Cerrado e considerado o “BERÇO DAS ÁGUAS”.

Com sua flora constituída por árvores tortas de folhas e troncos ásperos tendo uma vegetação rasteira esparsa até poucos anos atrás era considerado como uma área de vegetação sem valor.

Talvez por esta razão a Constituição Promulgada em 1988 que considerou a Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Serra do Mar, Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira como Patrimônio Nacional não tenha contemplado o Cerrado.

Por não ser protegido pela constituição e palco de todo tipo de exploração.

Pode-se desmatar até 80% uma área no cerrado, sendo que os 20% restante para reserva não precisa ser especificamente de vegetação nativa.

Atualmente o desmatamento é de 30km² por ano, 3X mais que na Amazônia que é atualmente de 10km².

Cerca de 80% do carvão vegetal consumido no Brasil vem das árvores do Cerrado. Uma média diária de 1000 caminhões de carvão saem daqui para todo o país.

Somando-se a isso o avanço da soja e da pecuária já destruíram 80% da vegetação original do cerrado e agora a indústria sucroalcooleira já começa a despontar em muitas áreas.
 

O cerrado é o bioma que mais encanta para quem consegue  vê-lo com o coração. Seu por do sol alaranjado refletindo sobre árvores retorcidas próximo a córregos transparentes é algo inesquecível para quem vive esta experiência chamada BIOMA CERRADO.    

 

 

 



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!